Ano: 2001

Poster:
Shrek
País: EUA
Género: Animação, Comédia, Fantástico

Realização
Andrew Adamson, Vicky Jenson

Intérpretes
Mike Myers, Eddie Murphy, Cameron Diaz, John Lithgow, Vincent Cassel

Sinopse
Shrek é um grande e feio ogre que mora sozinho num pântano. Quando Lorde Farquaad, senhor de DuLoc, expulsa do seu domínio todas as criaturas de contos de fadas, Shrek vê as suas terras invadidas por todo o tipo de criaturas encantadas. O ogre decide então confrontar o nobre. Farquaad faz um acordo com Shrek: o pântano será de novo devolvido ao ogre se este for a um distante castelo, rodeado de lava incandescente e guardado por um dragão, salvar uma princesa de nome Fiona que se encontra presa na torre mais alta.

Links

www.shrek.com (Site Oficial)

Piadas e Paródias:
O filme teve grande destaque por ter um humor inovador e se utilizar de paródias com artistas famosos e clássicos de contos de fadas. Esta é uma pequena lista de algumas paródias que podem ser identificadas no filme:

  • No quarto de Farquaad, atrás de sua cama, existem alguns quadros com a imagem do personagem. Um deles mostra Farquaad saindo do oceano, numa paródia do quadro de Botticelli “O Nascimento de Vênus”.
  • A cena em que Fiona, acidentalmente, mata um passáro, ao cantar em um tom extramamente alto, é uma paródia do clássico da Disney “A Branca de Neve”.
  • Na cena em que Fiona luta com Robin Hood (em Portugal Robin dos Bosques), em alguns golpes, ela salta e fica parada no ar, com a imagem congelada. A câmera se movimenta ao redor dela, mostrando a imagem em todos os ângulos, numa clara refêrencia ao filme Matrix. Além disso ela usa golpes semelhantes aos do filme As Panteras (em Portugal Os Anjos de Charlie), no qual Cameron Diaz, que dá voz a Fiona na versão original de Shrek, era uma das atrizes.
  • O castelo de Duloc é uma paródia a Disneylândia.
  • No final do filme, o homem-biscoito aparece apoiado numa muleta, e diz: “Deus abençoe a todos”. Isso é uma paródia de um trecho do livro de Charles Dickens, Um Conto De Natal.
  • O filme ainda faz referência a diversos contos de fadas e clássicos, como “Os Três Porquinhos”, “Robin dos Bosques”, “Pinóquio”, entre outros…