Óscares 2010: Vencedores dos Óscares deste Ano
Estado de Guerra (The Hurt Locker) foi o grande vencedor da última cerimónia dos Óscares, mas coube a Kathryn Bigelow um dos mais marcantes momentos da noite. A realizadora foi a primeira mulher a vencer a estatueta dourada mais desejada de Hollywood na categoria de Melhor Realização, e foi principalmente graças a ela que Estado de Guerra se tornou num grande êxito. Mas afinal quem é Kathryn Bigelow? Quando é que tudo começou e que filmes já realizou? O Ante-Cinema conta-lhe em baixo.
A sua primeira longa-metragem foi em 1987. Near Dark, uma espécie de western de vampiros, acabou por não ter grande êxito junto do público e da crítica, mas o tempo acabou por torná-lo num dos filmes de culto mais apreciados dos últimos anos. Seguiu-se Blue Steel em 1990, mas foi só um ano depois, em 1991, que chegaria o seu primeiro grande êxito. Point Break – Ruptura Explosiva, com Keanu Reeves e Patrick Swazye, acabou por se tornar numa das longas-metragens mais amadas da realizadora. James Cameron, na altura um dos produtores de Point Break – Ruptura Explosiva, era casado com Bigelow. A parceria entre ambos continuou no projecto seguinte da realizadora, em Strange Days (1995), que mais uma vez não foi recebido da melhor forma mas que acabou ao longo dos anos por se tornar num material de culto. The Weight of Water (2000) e K-19: The Widowmaker (2002) foram os filmes seguintes de Bigelow, se bem que este último tornou-se num verdadeiro flop.
A realizadora leva já uma carreira com quase 30 anos e voltou agora em grande com Estado de Guerra, um filme que passou despercebido em Portugal na altura da sua estreia (17 de Setembro de 2009), mas que vem sendo muito acarinhado pela crítica de todo o mundo. Kathryn Bigelow chegou mesmo a agradecer aos críticos no seu discurso na Press Room.
Veja aqui os vencedores dos Óscares 2010.
Melhor Filme
Estado de Guerra
Melhor Actor
Jeff Bridges – Crazy Heart
Melhor Actriz
Sandra Bullock – The Blind Side
Melhor Realizador
Kathryn Bigelow – The Hurt Locker
Melhor Filme Estrangeiro
El Secreto de Sus Ojos, Argentina
Actor Secundário
Christoph Waltz, Sacanas Sem Lei
Actriz Secundária
Mo’Nique, Precious
Argumento Original
Mark Boal, Estado de Guerra
Argumento Adaptado
Geoffrey Fletcher, Precious
Filme de Animação
Up, Pete Docter
Direcção Artística
Avatar
Melhor Guarda-Roupa
The Young Victoria
Melhor Maquilhagem
Star Trek
Melhor Cinematografia
Avatar
Melhor Documentário
The Cove
Efeitos Visuais
Avatar
Edição de Som
Estado de Guerra
Mistura de Som
Estado de Guerra
Edição de Filme
Estado de Guerra
Banda-sonora Original
Up
Canção Original
The Weary Kind, Crazy Heart
Diz o que achas sobre o filme =)
Fazer Comentário