Ano: 2006
– Estreia nacional: 15 de Março de 2007 (#5 na 1ª semana)
– Estreia mundial: 20 de Dezembro de 2006

Poster

O Véu Pintado

País: EUA
Género: Drama, Romance
Distribuidora: Ecofilmes/Vitória Filme

Realização
John Curran

Tempo de Duração: 125 minutos
Estúdio: Bob Yari Productions / Class 5 Films / Warner China Film HG Corporation / The Mark Gordon Company / Emotion Pictures / Stratus Film Co. / WIP / The Colleton Company
Distribuição: Warner Independent Pictures / Imagem Filmes
Direcção: John Curran
Roteiro: Ron Nyswaner, baseado em livro de W. Somerset Maugham
Produção: Sara Colleton, Jean François Fonlupt, Mark Gill, Han Sanping, Edward Norton, Naomi Watts e Bob Yari
Música: Alexandre Desplat
Fotografia: Stuart Dryburgh
Desenho de Produção: Juhua Tu
Direção de Arte: Peta Lawson
Figurino: Ruth Myers
Edição: Alexandre de Franceschi

Efeitos Especiais: Fuel International

Intérpretes
Edward Norton (Walter Fane), Naomi Watts (Kitty Fane), Liev Schreiber (Charlie Townsend), Toby Jones (Waddington), Diana Rigg (Madre Superiora), Juliet Howland (Dorothy Townsend), Anthony Wong Chau-Sang (Coronel Yu), Maggie Steed (Sra. Garstin), Lorraine Laurence (Irmã Maryse), Li Feng (Sung Ching), Gesang Meiduo (Amah), Alan David (Sr. Garstin), Lucy Voller (Doris Garstin), Ian Rennick (Geoffrey Denison), Henry Sylow (Walter Jr.), Sally Hawkins

Sinopse
“Por vezes, a maior viagem é a distância entre duas pessoas”
O véu pintado é um romance baseado num clássico de Somerset Maugham, aqui realizado por John Curran e que conta uma história de amor entre um médico, Walter (Edward Norton) e Kitty (Naomi Watts), uma rapariga da alta sociedade que casa para fugir á sua mãe. Kitty é uma rapariga alegre e que alimenta a ideia de se casar por amor, mas quando Walter a pede em casamento com a iminência de ter de partir para Xangai, Kitty vê-se obrigada a aceitar para assim fugir aos comentários da sua mãe, que apenas tem em mente arranjar-lhe um pretendente.
O jovem casal parte para Xangai, mas Kitty sente-se vazia, perdeu a alegria que tinha, a vida nocturna não a preenche, a sua vida amorosa muito menos, e encontra refugio numa relação extraconjugal que mantém com um conhecido da sociedade de Xangai. No entanto Walter descobre a infidelidade da mulher e decide colocar um ponto final nela. Consciente de que o amante da sua esposa não irá assumir a relação entre os dois, Walter coloca a mulher entre a espada e a parede, ou ela vai com ele numa missão de voluntariado para o interior da China ou então ele pede o divorcio.
Kitty sem escolha possível, aceita a proposta de Walter, proposta essa á partida suicida, uma vez que vão para uma aldeia toda ela contaminada por uma epidemia de cólera.
Os primeiros tempos são muito difíceis, Walter mostra um desprezo enorme por Kitty e agora mais do que nunca ela sente-se e está só. Mas o tempo passa, e ambos crescem como pessoas e evoluem, também devido á difícil situação que os rodeia, e é então que o amor que eles nunca tiveram em comum, vai crescer e transformar esta história numa lindíssima prova de amor e solidariedade humana. 

Adaptação do livro
Maugham, W. Somerset, “Painted Veil, The”, 1925

Links
www.thepaintedveilmovie.com (site oficial)
wip.warnerbros.com/trailerplayv2.html?id=paintedveil&sett… (trailers)
www.imdb.com/title/tt0446755

Curiosidades

– Inicialmente o filme seria produzido pela Yari’s Stratus Film. Quando Mark Gill, executivo da empresa, foi contratado pela Warner Independent Pictures, ele adquiriu os direitos da produção.
– Em determinado momento a diretora Caroline Link esteve ligada ao projeto, sendo também responsável pelo roteiro.
– Durante 5 anos a produtora Sara Colleton, o roteirista Ron Nyswaner e o ator Edward Norton trabalharam para que O Véu Pintado fosse realizado.
– Nicole Kidman esteve cotada para protagonizar o filme.
– No outono de 2004 Edward Norton telefonou para Naomi Watts para convidá-la a actuar em O Véu Pintado. A actriz inicialmente não queria trabalhar no projeto, pois tinha saído de 8 meses de filmagens para King Kong (2005) e preferia descansar durante algum tempo. Norton insistiu no convite e propôs que as filmagens ocorressem apenas no verão seguinte, o que ela aceitou.
– Esta é a 3ª adaptação do livro de
W. Somerset Maugham para o cinema. As anteriores foram O Véu Pintado (1934) e The Seventh Sin (1957).
– O orçamento de O Véu Pintado foi de US$ 19,4 milhões.

Premiações
– Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora.

– Recebeu 2 indicações ao Independent Spirit Awards, nas categorias de Melhor Actor (Edward Norton) e Melhor Roteiro

Outras Imagens
O Véu Pintado