Filme da Treta
Ano: 2006
– Estreia nacional: 12 de Outubro de 2006 (#1 na 1ª semana)
Capa
País: Portugal
Género: Comédia
Realização
José Sacramento
Intérpretes
António Feio, José Pedro Gomes, Maria Rueff, Marco Horácio, José Raposo, António Melo, Joaquim Nicolau, Rui Paulo
Sinopse
Depois da série televisiva, dos espectáculos de teatro e do livro, a Conversa da Treta transforma-se em “Filme da Treta” e Tóni e Zézé (António Feio e José Pedro Gomes) invadem o grande ecrã. Na sequência de uma visão apocalíptica que teve durante um espectáculo na cabine de um “peep-show”, Zézé resolve juntar-se à Ordem dos Caracolários Descalços. Durante a sua clausura num mosteiro, Tóni vai visitá-lo. Juntos vão recuar no tempo e relembrar todas as suas aventuras.
Curiosidades
Filme da Treta é um filme português produzido pela SIC, em sequência de promoções publicitárias durante as pausas para propaganda.
O filme foi apresentado pela primeira vez no Optimus Open Air, e foi um sucesso, segundo dados oficiais, mais de 200.000 pessoas assistiram à película de humor. O filme, era uma colagem de sketches humorísticos, tendo como principal fio à meada, as personagens de Toni, e Zezé, de «Conversas da Treta», que também foi passado pela SIC. A linguagem brejeira, mas sem palavrões, era uma marca do filme.
Os personagens Zézé e Toni são baseados nos personagens holandeses [Van Kooten en de Bie], um alto menos esperto com botas de cowboy e o outro baixo, esperto e com bigode, ambos habitam num bairro degradado, Schilderswijk em Haia. As emissões holandesas foram transmitidas no princípio dos anos 80.
Fazer Comentário