Ano: 2009
– Estreia nacional: 03 de Dezembro de 2009

Poster:
Uma Aventura na Casa Assombrada

País: Portugal

Género: Acção, Aventura

Distribuidora: Valentim de Carvalho Filmes

Realização

Carlos Coelho da Silva

Intérpretes

Sara Salgado, Francisco Areosa, Margarida Martinho, Ana Padrão

Sinopse
Na casa assombrada esconde-se o segredo do “Espírito do Mundo”, um diamante vermelho de 95 quilates, único no planeta e com poderes mágicos, protegido pelos fantasmas de uma civilização desaparecida há 500 anos. Uma casa, um tesouro, um mistério, mil fantasmas e um grupo de seis jovens destemidos, dispostos a tudo para ajudar uma jovem princesa amaldiçoada…

Links

www.valentim.pt/umaaventura (Site Oficial)

www.myspace.com/umaventura

www.imdb.com/title/tt1464595

Curiosidades
O filme “Uma Aventura na Casa Assombrada”, de Carlos Coelho da Silva, estreia em 50 salas em Portugal a 03 de Dezembro, lançando a primeira longa-metragem infanto-juvenil de acção/terror do cinema português, disse o realizador à agência Lusa.

Uma Aventura na Casa Assombrada
A obra é uma história de suspense, acção e terror à volta de um diamante raro, o “Espírito do Mundo”, tendo sido adaptado do livro com o mesmo nome, da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, actual ministra da Educação.

“Este filme vai marcar uma diferença no panorama cinematográfico nacional já que é a primeira vez que se faz uma longa-metragem para um público infanto-juvenil de acção e terror. Nunca se tinha experimentado. E é a adaptação de um livro. Também constitui uma novidade”, explicou à Lusa Carlos Coelho da Silva.

A longa-metragem mantém a intriga do livro original e aposta num “ritmo imparável”, efeitos especiais e numa banda sonora “muito rica”.

“É um filme de peripécias, com efeitos especiais, uma banda sonora muito rica. Quando se diz que o filme não parece português, [é] porque há certos filmes que têm narrativas mais lentas, porque há algum público que é preconceituoso quanto a isso. Este tem um ritmo mais acelerado, que quer manter o público o mais atento possível. Este filme tem um bocadinho de tudo”, disse o realizador.

“Uma Aventura na Casa Assombrada” estreia a 03 de Dezembro em 50 salas por todo o país, espaço que o cinema português começa a ocupar nas salas nacionais.

“Um filme português a estrear em 50 salas já começa a ser comum. Há estreias que começam a dar mais confiança aos distribuidores. Temos muita confiança no produto. Houve escolas que viram um trailler de 20 minutos e houve uma adesão total. Nunca tinha visto tanta adesão. Os adeptos da série [de livros] identificam os heróis e vibram com todas as sensações de efeitos, de terror, dos fantasmas para os mais pequenos”, descreveu Carlos Coelho da Silva.

Antes da estreia, o projecto vai correr o país, numa tournée pelas escolas portuguesas. O realizador junta-se a Ana Maria Magalhães, uma das autoras da colecção Uma Aventura, e ao elenco juvenil da longa-metragem, Francisco Areosa, Sara Salgado, César Brito, Luis Lucas Lopes, Mariana e Margarida Martinho, para apresentar a aventura às escolas do país, com sessões de apresentação do projecto e de autógrafos.

“É uma tournée de promoção do filme, pelas escolas, de explicação e apresentação. Mas também é interactiva para os alunos poderem praticar e perceber como é que funciona. Já mostrámos os efeitos especiais, por exemplo”, disse o realizador.

A longa-metragem foi filmada em seis semanas e Carlos Coelho da Silva está a terminar o filme: “Agora é o som, que é complexo. Tem muitas sonorizações, muitas pistas e muita acção”, avançou.