Ano: 2009
– Estreia nacional: 30 de Abril de 2009

Poster:
A Vida Privada de Salazar
País: Portugal
Género: Drama, Romance
Distribuidora: Valentim de Carvalho Filmes

Realização
Jorge Queiroga

Intérpretes
Diogo Morgado, Ana Padrão, Catarina Wallenstein, Soraia Chaves

Sinopse
Na fase final da vida de Salazar, o estadista recorda a sua vida, as suas opções, as decisões que tomou e as que podia ter tomado. Dar a conhecer o homem por detrás de quem governou Portugal durante 40 anos foi o grande desafio: “Salazar, enquanto estadista, é conhecido do grande público. O mito do estadista estóico, convictamente religioso e assexuado tem o contraponto neste filme.

Curiosidades
A autora de “Os Amores de Salazar”, a jornalista Felícia Cabrita, ficou surpresa ao saber que a série televisiva que estreou na SIC no último trimestre do ano foi adaptada do seu livro. «A ser verdade, trata-se de um roubo intelectual», diz Felícia Cabrita ao jornal “SOL”. A jornalista admite poder vir a agir judicialmente contra a SIC e a VC Filmes (produtora da mini-série).

Para a jornalista, o agir judicialmente será «uma forma de moralizar» o tratamento que é dado aos direitos de autor. «A minha advogada está a ponderar avançar com uma providência cautelar para impedir a exibição da série», avança a jornalista e diz que está «habituada a este tipo de roubos, até na informação».