Ano: 2006
– Estreia nacional: 18 de Maio de 2006 (#1 na 1ª semana)
– Estreia mundial: 17 de Maio de 2006

 
Poster
O Código da Vinci

O Código da Vinci 

País: EUA
Género: Thriller

Realização
Ron Howard

Intérpretes
Tom Hanks, Audrey Tautou, Ian McKellen, Jean Reno, Alfred Molina, Paul Bettany, Jürgen Prochnow

Sinopse
Enquanto está em Paris em trabalho, o simbologista de Harvard Robert Langdon (Tom Hanks) recebe um telefonema urgente: o velho curador do Louvre foi assassinado no interior do museu. Perto do corpo, a polícia encontrou uma cifra. Quando resolve a adivinha enigmática, Langdon fica espantado ao descobrir que conduz a um trilho de pistas escondidas no trabalho de Da Vinci, pistas visíveis por todos e no entanto engenhosamente disfarçadas pelo pintor. Langdon junta-se a uma criptóloga francesa, Sophie Neveu (Audrey Tautou) e descobre que o curador estava envolvido com o Priorado de Sião, uma sociedade secreta. A menos que Landgon e Neveu consigam decifrar o enigma a tempo, o segredo do Priorado desparecerá para sempre.

Curiosidades
Joel Surnow, criador da série de TV 24 Horas, queria que a trama de O Código Da Vinci servisse de base para a 3ª temporada da série. Surnow convenceu o produtor da série, Brian Grazer, a comprar os direitos de adaptação do livro de Dan Brown. Entretanto o autor recusou todas as propostas feitas, dizendo que não queria que o seu livro virasse um programa de TV.

– Os direitos de adaptação do livro O Código Da Vinci foram adquiridos pela Sony Pictures por 6 milhões de dólares. Para produzir a versão para o cinema foi contratado Brian Grazer, que anteriormente tentara adaptar o livro para a TV.

– Na opinião do realizador Ron Howard o actor ideal para interpretar Robert Langdon era Bill Paxton, que não pôde aceitar o projecto devido a conflitos de agenda.

Russell Crowe, Hugh Jackman, Ralph Fiennes e George Clooney estiveram quase para interpretar o personagem Robert Langdon.

Julie Delpy, Sophie Marceau, Virginie Ledoyen, Judith Godrèche, Linda Hardy e Kate Beckinsale estiveram quase para interpretar a personagem Sophie Neveu.

Christopher Eccleston e Ingvar Eggert Sigursson estiveram quase para interpretar o personagem Silas.

– Um personagem foi oferecido ao actor Jouko Ahola, que acabou por não fazer parte do elenco do filme.

– Este é o 3º filme em que o realizador Ron Howard e o actor Tom Hanks trabalharam juntos. Os anteriores foram Splash – Uma Sereia em Minha Vida (1984) e Apollo 13 (1995).

– Este é o 2º filme em que o realizador Ron Howard e o actor Paul Bettany trabalharam juntos. O anterior foi em Uma Mente Brilhante (2001).

– Inicialmente seria James Horner o compositor da trilha sonora de O Código Da Vinci, mas ele desistiu do projecto para trabalhar em O Novo Mundo (2005).

– O Ministério da Cultura francês permitiu que a equipe de filmagens rodasse cenas no interior do verdadeiro Museu do Louvre.

– O sino da catedral de Lincoln, que badala de hora em hora, ficou em silêncio do dia 15 a 19 de Agosto de 2005, devido às filmagens no local. Foi a 1ª vez em que isto ocorreu desde a 2ª Guerra Mundial.

– Como os produtores não obtiveram permissão para usar iluminação artificial na Mona Lisa, uma réplica foi usada nas cenas em que o quadro é visto.

Links
www.sonypictures.com/movies/thedavincicode (site oficial)
www.apple.com/trailers/sony_pictures/da_vinci_code (trailers)
www.impawards.com/2006/da_vinci_code.html
www.imdb.com/title/tt0382625